Player

__

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Flutter, aparelho em um formato totalmente diferente.

LG   Flutter

Quando se fala em modelos conceito, sempre o que é esperado são designs inovadores, formas diferenciadas e recursos ainda longe do alcance d e qualquer um.

A LG, uma das maiores desenvolvedoras de aparelhos celulares do mundo, realiza um concurso anual entre profissionais da área de design e tecnologia, chamado de Annual Design the Future Competition ("Competição Anual Design do Futuro", em tradução livre).

Os objetivos são claros. Reunir pessoas com

petentes para que através de uma competição, tragam novas ideias, tendências e projetos que possam um dia vir a se tornar um produto para chegar às mãos do consumidor.

Flutter

LG   Flutter

Um dos ganhadores deste ano foi um celular que traz u

m conceito muito diferente. Chamado de “Flutter” pelo seu desenvolvedor, Dua Xion

g, o aparelho faz de tudo para fugir do tradicional fo

rmato retangular de hoje em dia.

Apesar de o portátil também funcionar fechado, o designer usou como mote a ideia de que se deve fugir da mesmice e buscar uma alternativa difer

enciada e ergonômica aos sempre “quadradões” smartphones.

Mesmo fechado, o visual do Flutter é muito interessante, com teclas prateadas num formato diferente. O visor traz somente as informações básicas necessárias para se fazer ou receber chamadas, ficando todas as outras funções disponíveis apenas com o celular aberto.

Celular bumerangue

Se a inspiração deste aparelho é flutuar ao vento, ele conseguiu. Isso porque quando está aberto o celular parece um bumerangue. Mas calma, a id

eia não é jogá-lo como um! É, na verdade, ter um design totalmente diferenciado dos concorrentes.

Quando aberto, além do formato, o que chama a atenção é a tela de LCD com suporte para touchscreen. Ela serve obviamente para que o telefone se torne um smartphone com todas as funções necessárias. Com formas curvilíneas, a tela teria total encaixe no aparelho aberto.

Resta agora esperar a evolução dos smartphones e acompanhar cada lançamento. A tecnologia nunca se cansa, e para os aficionados sempre há novidade chegando. E você pode acompanhar tudo aqui no South Teen

Um substituto para o Blu-ray

O  universo dentro de um disco - ou quase...


Bom, se os 128 GB do novo padrão Blu-ray não são suficientes, os tecnólogos japoneses já garantem que farão um disco capaz de armazenar 25 TB (terabytes). Isso é muito? Digamos que “muito” é uma palavra que não podemos utilizar, porque 25 TB é mais do que qualquer disco rígido consegue armazenar. Se considerarmos que 1 TB é mil vezes 1 GB, teremos uma noção básica do quão grande será o novo disco japonês.

As grandes sacadas dessa tecnologia ainda sem nome são a facilidade no processo de fabricação e o baixo custo dos materiais utilizados. As notícias pela web dão conta de que o novo disco será fabricado de óxido de titânio e terá seu processo de gravação facilitado, visto que somente será necessário aplicar luz para que o material mude de cor e receba os dados.

Por outro lado, a tecnologia exigirá novos leitores e gravadores - fator que deve complicar a chegada dos “superdiscos” ao mercado. Esse projeto está em desenvolvimento na Universidade de Tokyo, sob a supervisão de Shin-ichi Ohkoshi. Segundo o próprio OhKoshi, estes discos terão uma tecnologia surpreendente, com uma precisão entre 5 nm (nanômetros) e 20 nm.